sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Museu de Mineralogia e Ciências Interactivas

Estive na Reitoria, onde há três museus instalados atualmente: o Museu de Mineralogia, o Museu Interactivo de Ciéncias e uma exposição sobre Charles Darwin. Eu e Thayane (a nossa colega de apartamento vinda de Fortaleza) fomos ver dois desses. Deixamos o de Darwin pra depois.

O museu de Mineralogia é muito "fixe"!!! (gíria pra "legal" por aqui). O pessoal da minha turma da faculdade ia achar ótimo. Tem os minerais organizados em estantes de acordo com a classificação que aprendemos em mineralogia (sulfatos, carbonatos, haletos, vanadatos etc). Tem também exposição de riquezas minerais de Portugal.

Pelo que vi, o país é rico em granitos, pirita, halita (no Algarve, ao sul). A maioria das minas ativas encontra-se na região de Trás-os-montes, no nordeste do país. Trata-se da região mais agrária de Portugal, logo atrás da Serra da Estrela, que engloba os mais altos picos do país. O pessoal daqui vai muito pra minas espanholas também.

O museu tinha também lupas e lâminas de amostras interessantes, e uma estante com iluminação especial para expor minerais fluorescentes. Em suma, um museu completo e interessante mesmo pra pessoas de fora da área.

O outro museu era ainda mais legal! Consistia em um corredor de experimentos interativos acompanhados de uma placa bilingue com explicações. Dividia-se em experimentos de mecânica, termodinânica, meteorologia, eletromagnetismo, radioatividade e óptica. Tudo muito bem montado, atrativo e acompanhado de monitores prontos a ajudar. Excelente visita!!

Depois das visitas tivemos tempo de conhecer a Rua de Cedofeita, que é um lugar inserido no centro histórico do Porto. Tinha uma loja de discos MUITO legal, e belos cafés.

fotos no link: http://cid-a1f430e514cd296b.skydrive.live.com/browse.aspx/Museus%20da%20U.%20Porto?lc=1046

Um comentário:

  1. Ahhhhh lembro demais desse dia!!!!
    Nossa Pedro, to lendo teus post antigos... só lembrando!
    Que massa!

    ResponderExcluir

Comentários, ó pá!