sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia-a-dia na faculdade

A U. Porto, apesar de todo o tradicionalismo e apego às origens históricas (que remontam à Real Académia de Ciéncias, no século XVIII) , é uma faculdade muito moderna e ativa. Todas as semanas há atividades extraclasse e eventos institucionais para os estudantes da mobilidade, promovidas pela pró-reitoria dedicada.

Todas as quintas, sem excessão, há uma "balada" pros estudantes de Erasmus em algum canto da cidade, com entrada gratuida. Nessas ocasiões que se faz o social e se conhece pessoas de todo canto da Europa, e também do Brasil. A maioria dos Europeus aqui provém do Leste, de países como Romênia, Bulgária, República Tcheca e Polônia. A comunicação é principalmente em inglês (alguém aí sabe falar Tcheco?!?!?!). Convenientemente, pra mim pelo menos, só tenho aula na sexta na parte da tarde, então a aula de sexta não fica comprometida por essas saídas na quinta.

As aulas, pelo menos pra mim, têm se dividido em dois tipos: aulas compartilhadas com outros cursos, que acontecem em auditórios, e aulas só da Engenharia de Minas, em salas pequenas, pra 6 a 10 pessoas. Há data-show, computador, retroprojetor, ar condicionado e aquecedor, em TODAS as salas, e a estrutura parece ser bem nova. Os professores, exceto um até agora, se mostram muito atenciosos com o pessoal de mobilidade. O professor do "exceto" não foi mal-educado mas também não foi gentil como os outros.

A U. Porto oferece as instalações da Faculdade de Desporto pra uso dos alunos, e o pessoal do Erasmus tem preços especiais. Oferecem várias modalidades, de artes marciais até esportes coletivos. Convenientemente, a Faculdade de Desporto fica no mesmo Pólo Universitário que minha faculdade, a FEUP.

Concluindo, as aulas e a faculdade não são "coisa de outro mundo" e nem eu esperava que fosse. No começo do processo seletivo para vir para cá eu já escrevi isso na carta de intenções.
Mas a mera oportunidade de conhecer uma realidade acadêmica diferente da que estou acostumado, e inserida num continente com maior história de docência, já tem sido o máximo. Além disso, a quantidade de pessoas que estou conhecendo por aqui que fazem o mestrado ou o doutorado, já me fazem pensar em oportunidades para o futuro. Se não aqui na U. Porto, em outro lugar, porque não?? As portas estão abertas para conhecer os professores!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ó pá!