sábado, 19 de setembro de 2009

Dia na FEUP! Disciplinas!

Estive ontem na FEUP para me informar dos horários das disciplinas e efetuar a matrícula. Não foi possível porque o processo para estudantes de intercâmbio será pela internet e a partir de segunda-feira.
De qualquer forma, conheci, dessa vez a fundo, a estrutura da Universidade, as locações, os departamentos de meu interesse e a biblioteca. Fiz, também, minha inscrição nos serviços digitais, obtendo meu login universitário. Não tenho fotos ainda.

Minha primeira impressão sobre a FEUP é que trata-se de um prédio muito moderno, de construção recente (e isso é muito importante aqui em Portugal, onde os prédios todos têm mais de 50 anos) e de excelente acessibilidade a idosos e portadores de necessidades especiais. Fiquei realmente impressionado com a quantidade de rampas, elevadores, guias, alertas sonoros, em todos os lugares. Tudo para permitir o acesso igualitário de todos os tipos de pessoas. Algo que o meio universitário brasileiro, pelo menos a UFMG, ainda tem muito que aprender...

A universidade está cheia dos "capas pretas" nesses dias. É uma tradição daqui que os veteranos, em seu segundo ano acadêmico, usem um traje especial durante os primeiros meses. Inclui uma gravata, um colete preto, uma calça (saia para as mulheres) e uma capa preta parecendo a do Batman. E os homens, mesmo os jovens, usam uma gravata. É bem diferente!! Depois posto fotos.

Enfim, aqui vão as disciplinas que escolhi:

»Desmonte de Maciços: É obrigatória no 4º ano da UFMG. Trata de estudos de desmonte de blocos maciços nas minas abertas e subterrâneas, com uso de explosivos. Aulas teóricas e práticas. Acho que não vai dar pra aproveitá-la e obter dispensa quando voltar, mas pelo menos aproveitarei as horas como carga optativa.

»Resistência dos Materiais: Disciplina obrigatória do 3º ano da UFMG, provavelmente vou conseguir eliminá-la no Brasil. Essa disciplina é da área de física e ciência dos materiais. Aulas práticas e teóricas.

»Mecânica de Solos: Disciplina optativa do Departamento de Geologia da UFMG. Voltada pra alunos do 4º ano. Trata de técnicas e teorias para corte e manejo de solos. Com certeza obtenho aproveitamento dessa disciplina!

»Investigação Operacional: Disciplina optativa do Departamento de Eng. Civil, no Brasil chama-se Pesquisa Operacional. É uma disciplina mais teórica sobre produção e otimização. Aulas teóricas somente.

Com essas disciplinas, meu horário fica mais ou menos assim: De segunda a quarta, aulas de manhã até o começo da noite. Na quinta, aula apenas de manhã. Na sexta sem aula.

Então, na segunda começo a frequentar pra valer. Já fui em aulas aleatórias, inclusive de outras disciplinas, mas ainda sem compromisso. Segunda é pra valer!!

Vou indo, abraços!

2 comentários:

  1. Ei .... vc nunca me responde !!! Estamos todos comsaudade de vc. A mamãe principalmente. Ela tem sentido muito sua falta. Seja mais compreensivo com ela, viu!! é preocupação viu!!! Bjo gde! Carol

    ResponderExcluir
  2. Os comentários aqui no blog não são a melhor forma de comunicação mais particular, Lili... mande-me um email, ok!

    ResponderExcluir

Comentários, ó pá!