terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sábado em Braga

No começo do mês de novembro, fui à cidade de Braga com Daniel & Camila num sábado ensolarado (e frio).

Braga é a principal cidade da região do Minho, delimitada pela bacia do Rio Minho. É bem ao norte de Portugal, mais ainda que o Porto. Braga foi, no passado, o principal centro religioso lusitano. Num país em que 87% das pessoas são católicas, isso tem muita importância. Só recentemente, no século XX, que Braga foi eclipsada por Fátima, devido ao evento das aparições da Santa por lá.

(nota mental: preciso ir a Fátima...)

Enfim, Braga é uma cidade com 40 igrejas. Cada uma é única em sua arquitetura, riquezas e ornamentos. Braga tem o mais antigo bispado da Península Ibérica. Há no Monastério Central (construído no século XIV) uma sala de relíquias que guarda lembranças da linhagem dos arcebispos desde o primeiro, lá no século II, quando a cidade ainda se chamava Bracara Augusta, parte do Império Romano.

Pra mim, que sou amante de história romana e história geral, foi um passeio magnífico.

Subimos ao Santuário do Bom Jesus, que fica no topo da montanha que vigia Braga. Lugar maravilhoso! Cheio de jardins conservados, belas escadarias, estátuas, construções. Me senti no set de filmagem de O Senhor dos Anéis.... muito lindo mesmo o lugar.

E o melhor: o passeio não custou nem 5 euros. Para ir à Braga, basta pegar o comboio na Estação de São Bento, no Porto, por meros 1,45 euricos. Bom demais!!

Fotos: http://cid-a1f430e514cd296b.skydrive.live.com/browse.aspx/Braga%20-%20Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ó pá!