segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Exploration day

Sábado passado (sem ser esse ultimo) foi um dia bem legal...

cheguei em casa cedo na sexta e fui dormir cedo também. Acordei às 7:30, comi um "pequeno almoço" reforçado, botei o casaco, touca e mochila nas costas e saí pra andar pela cidade do Porto. Fazia frio demais e tava chovendo mas não deixei me abater.
Minha idéia era visitar tudo de interesse turístico que ainda não conhecia aqui. Sozinho, pra tomar o tempo que eu quisesse. Tem hora que é bom dar uma de Lobo Solitário.

Andei de 8:00 até 15:00. Fui nos seguintes lugares:

- Igreja da Ordem de São Francisco
- Casa do Infante D. Henrique (o Navegador)
- Museu Guerra Junqueiro
- Arqueosítio da rua D. Hugo
- Ribeira do Douro, pra ver a ponte D. Luís de novo. Não me canso!

A Casa do Infante foi especialmente legal de ver. Dizem que lá nasceu o D. Henrique, patrono das Navegações. Foi ele o rei de Portugal que fundou a Escola de Sagres e patrocinou as primeiras explorações marinhas no começo do século XV, até as ilhas da Madeira e Açores. Esse processo culminou com a descoberta do Brasil e das Índias no século XVI. É um belo museu.

Quanto ao Arqueosítio... esperava mais. Adoro coisas romanas, e esse arqueosítio era o porão de uma casa onde descobriram ruínas de muros e cerâmicas romanas. Mas não tem graça, é bem "ruína" mesmo.... hahahaha. Não passam de fundações de muros datados da Idade do Ferro e da primeira época do Império Romano. Braga dá de 10 nisso, e Conimbriga deve dar de 1000.

A Igreja da Ordem de S. Francisco tem uma fantástica catacumba com ossário (pilha de ossos) no fundo. O lugar é sinistro...

O Museu Guerra-Junqueiro tem o acervo pessoal da coleção do Guerra Junqueiro, que foi um poeta. Ele tinha porcelanas e pratarias. Tinha também exposição itinerante de arte sacra. Gostei do museu.

De noite, fui num concerto de música clássica na Casa da Música, com as vizinhas do apartamento de baixo. Foi bem legal, porque conheci-as melhor. Infelizmente nós brasileiros do prédio não formamos uma "turma" como deveria ter sido, então corri atrás de conhecê-las antes que nosso tempo aqui se acabe. Pessoas legais... devia ter feito isso antes.

FOTOS! http://cid-a1f430e514cd296b.skydrive.live.com/albums.aspx

Clicar em "Sábado de Andanças"


Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ó pá!